Como escolher o sofá ideal

Escrito por Studio Link

Um dos mobiliários que não pode faltar na casa é de longe o sofá e, se caso fosse possível entrar em uma máquina do tempo, conseguiríamos ver a sua importância desde antigamente. O termo sofá nasceu originalmente na língua árabe como suffah e possuía a função de trono para os seus governantes. Com o passar dos anos, na Grécia antiga, era usado para os homens degustarem as suas refeições deitados e descansarem tirando um cochilo.

Os primeiros sofás eram mais primitivos, montados sobre um quadro de madeira e estofados de couro. Foi somente no século 16, na Renascença Francesa, que o mobiliário ganhou a forma que conhecemos hoje – com braços e encosto – e era utilizado nos salões da corte e nas salas de visitas.

Ao longo das épocas, o mobiliário ganhou tecnologia, novos materiais, design ergonômico e mais conforto. Um dos modelos mais funcionais é o sofá retrátil que possui a vantagem de ser espaçoso, onde a pessoa pode esticar as pernas e de não ocupar espaço, onde o morador pode mover as pernas para dentro do sofá.

Muito além do conforto

Pensar além no conforto é fundamental na hora de escolher um sofá , analisar as texturas e os materiais é importante para que atendam as necessidades individuais de cada lar – principalmente nas casas com crianças e animais de estimação.

A Designer Alessandra Delgado dá algumas dicas na hora de escolher o sofá ideal: “Cuidado com o que você não vê! A parte interna do sofá, sua estrutura é o mais importante para que propicie conforto ao longo do tempo e dure. O sofá tem que ser feito com materiais de boa qualidade: utilizamos as percintas italianas pois são as melhores e ter uma espuma resistente como a de densidade 28. A estrutura interna tem que ser de madeira maciça para garantir estabilidade e ser sustentável é fundamental portanto usamos madeiras de reflorestamento resistentes como o eucalipto.”

Alessandra comenta ainda fala a importância de selecionar o melhor tecido, “Para quem tem crianças é importante um tecido com impermeabilização pois será mais fácil de limpar, já com um animalzinho, como um gato, é recomendado lona e suede que irão resistir à unhas dos bichanos.”

Sofá Retrátil é ideal para quem pensa em conforto

O sofá Max foi criado pela designer para ser um retrátil elegante, em conforto e sustentabilidade, com os braços fininhos e a estrutura que fica leve e totalmente suspensa de forma a nem parecer retrátil. A peça pode ser feita em diversas opções de tecidos e medidas, e conta ainda com versões modulares para se adequar ao mais variados projetos.

No IGTV, Alessandra mostra em vídeo como é feito o sofá, o que há por dentro e conta todas as curiosidades. Para acessar, basta acessar o @alessandra.delgado.design

Você também pode gostar

Um novo momento

Um novo momento

Em 2017, quando já atuava há quase 20 anos no design, no Bairro de Pinheiros nasceu a marca autoral Alessandra Delgado Design, que permitiu trazer meu nome para o conhecimento do público. Nossa loja na Rua Mateus Grou sempre foi um lugar especial, pelo qual terei...

Alessandra Delgado: Um Retorno para Casa

Alessandra Delgado: Um Retorno para Casa

Designer inaugura nova loja em antigo escritório-atelier Com mais de 20 anos de experiência na criação de peças exclusivas e funcionais, a designer Alessandra Delgado inaugura sua nova loja em uma antiga casa de família repleta de memórias afetivas no charmoso bairro...

ÉON, o fluir da forma

ÉON, o fluir da forma

Com exposição “ÉON – O fluir da forma”, a arquiteta e designer Alessandra Delgado celebra um grande momento em sua carreira, os 5 anos de lançamento de sua marca autoral, unindo design, arte e educação em um único lugar, a Escola Panamericana de Arte. A mostra...